Sofri um baque esses tempos atrás... Decidi fazer um post sobre alguns endereços em Paris e eis que duas horas depois - voilà - meu post some! Fiquei traumatizada... E por isso faz tanto tempo que não escrevo no blog... Mas agora penso estar recuperada... Espero que gostem!!!
Bem, no começo do ano fomos para Paris e ficamos 2 semanas lá, num apartamentinho só nosso, alugado. Com essa viagem descobri duas coisas: 1) Odeio hotel; 2) Odeio zanzar de um lugar pra outro durante as férias. Gostei bem mais de ficar bastante tempo em um só lugar, num apartamento alugado!
 |
La Tour - VECB (viciados em comer bem) |
ALUGUEL DE APARTAMENTO
Quem nos atendeu e deu toda a assistência foi o Vinícius (brasileiro) do À La Parisienne.
Dá uma olhada no apartamento que nós alugamos:
Chic Montorgueil. O Vinícius é muito solícito, não vão se arrepender. A localização desse apê é ótima, perto de absolutamente tudo e tem uma estação de metrô na esquina.
SITES LEGAIS
Nada como a era da internet para planejar uma viagem. E, em meio a muito site inútil, existem alguns que são o máximo:
- Conexão Paris: é um tratado de Paris. Tem tudo e está em português. Fora que a Lina escreve muito bem e, mesmo depois da viagem, continuei lendo esse blog.
- David Leibovitz: está em inglês, mas é bem fácil acompanhá-lo em suas descrições apaixonadas da cidade.
- Le Figaro: está em francês (dá pra mudar para o inglês) mas, de novo, bem fácil entender. Ótima fonte de pesquisa sobre o que estará acontecendo em Paris, nas datas em que você estiver por lá.
RUE MONTORGUEIL
 |
Rue Montorgueil - VECB |
Essa rua merece um post só dela. Ficava bem ao lado do nosso apê e tem tudo, absolutamente tudo que você imaginar.
- Boulangerie: Kayser. Já eleita a melhor baguette de Paris. Não deixe de levar o Pain Aux Figues, as éclairs, o crème brulée e, claro, a baguette.
- Pâtisserie: Stoher. Reza a lenda que é a mais antiga de Paris e a que inventou a Baba ao Rum. É só ler a histórinha que está na parede (ou no site)! Prepare-se para fila, mas não deixe de ir e provar os macarons, a tarte au citron, as éclairs e o mil folhas.
 |
Docinhos Rue Montorgueil - VECB |
- Lojas de Utensílios Culinários: Mora,
E.Dehillerin,
Bovida,
A.Simon. Todas bem no final da rua já. Para mim, a mais legal é a Bovida com todo tipo de panela Le Creuset disponível. A Mora é bem legal também, com vários utensílios para pâtisserie (muitos deles você nem imagina que existiam).
- Restaurante: Au Pied de Cochon. Bastante antigo também, fica no final da Rue Montorgueil, perto da Igreja Saint Eustaque. Localizado bem em frente ao mercado Les Halles (agora o mercado não existe mais, é meio que um shopping atualmente). Turisticão, mas fica aberto 24h por dia, todos os dias do ano e já é uma instituição parisiense. Prove a sopa de cebola e, se for do seu gosto, o Pied de Cochon!
 |
Au Pied de Cochon - VECB |
- Artigos Culinários: G.Detou. Eu simplesmente amei essa lojinha! Tem todo tipo de chocolate belga possível, em barras, em chips, como quiser! Encontra-se mostarda Fallot aqui também, bem como baunilha de Madagáscar. Fica na Rue Tiquetonne, bem próxima à Rue Montorgueil. O nome vem de "j'ai de tout", ou seja, eu tenho de tudo!
- Deli: Comptoir de Gastronomie. De um lado é um restaurante delicioso. Os escargots e o cassoulet são imperdíveis. Bom preço também. Do outro lado tudo que você pode imaginar: vinhos, terrines, escargots em lata... É só comprar e levar para o apartamento (ou para dentro da mala). Fica na rue Montmartre.
 |
Lojas de Vinhos - VECB |
- Docinhos: La Mère de Famille. Sem idéias para lembrancinhas? Tudo aqui é muito fofo e delicioso! Caramelos, bombons, etc. Tudo em caixinhas muito bem decoradas!!
- Queijo: La Fermette. Atendentes muito simpáticos! O queijo é delicioso e você até se perde diante de tantas opções! Mas leve pelo menos uma fatia do Comté, que pode ter diferentes maturações (6 meses, 18 meses, etc). Derrete super bem. Bom pra comer sozinho, ou para cozinhar (ah, os croque monsieurs!).
 |
Restaurante especializado em escargots - VECB |
- Outros endereços (ou o que mais você pode encontrar nessa rua ou próximo a ela): Café du Centre (para uma xícara de capuccino depois de tanto andar!), barracas de ostras nas calçadas, peixaria,
mercado de produtos naturais, uma loja da
Miss Sixty (para promoções imperdíveis),
livraria gourmet,
épicerie, etc!