Enfim, inspirada pelo fato de que meus pães nunca dão certo, eu não ter mais o que inventar e também por dois sites muitos legais, estou criando meu próprio fermento.
O site do Luíz Américo, do Estadão, é praticamente o BBB do fermento. Ele vai contando como fazer, convoca os leitores para fazer o mesmo e, no final, tem seus pães e de seus leitores feitos com o fermento! Muito interessante!
E a receita eu estou seguindo mesmo a do site ThinkFood. Esse site, além do fermento e das receitas de pães para fazer com ele, tem muitas outras receitas ótimas!
Já vi algumas reportagens relacionadas ao assunto (quando um tema vira moda nesse mundinho, ninguém segura). Tem o da chef Roberta Sudbrack, que se chama Lorenzo e tem 6 anos (!) e tem esse do Prazeres da Mesa, da chef Mari Hirata.
Bom, a receita que segui é essa:
50g de farinha de trigo branca
50g de farinha de trigo integral
75ml de água mineral
A água não pode ser da torneira, tem que ser mineral mesmo. E a vasilha tem que ser vitrificada, ou seja, de vidro ou cerâmica. Não de plástico por exemplo. Misturando tudo você obtém uma consistência de purê de batata ou, quem já fez isso na escola, de cola de farinha de trigo!!
![]() |
A cara do bicho! |
Cobre com um pano de prato limpo, e deixa lá quietinho dentro do armário! Depois de 3 dias você abre o pano e ele já vai estar com umas bolhinhas, indicando a atividade fermentativa!
![]() |
Foto não muito boa, mas fermento bombando! |
Pelo jeito no final de semana já poderei fazer meu Pain au Levain com casca crocante e interior macio, de gosto mais ácido e aromático! Ah, e pão feito com o Levain dura mais tempo, se conserva melhor!! Vamos acompanhar? Fingers crossed!
6 comentários:
Que legal Mary!!!
Teve uma época que minha vô cultivava esse fermento em casa, pra preperar os pãezinhos delícia receita da bisa da Itália, só que um belo dia o a garrafinha do fermento explodiu e voou fermento por tudo quanto era canto! Então cuidado, esse fermento é termperamental! rs
Beijos
Sério Mari?? Que legal!!!
Tô falando que esse fermento é igual à "Coisa". Lembra desse filme tosco? srsrsrsr
Beijo!!!
Mari
Tenho uma sugestão de nome chachu (levedura em Suaile, Viva google !!!)
Tiago
Tiago, tá batizado!! O nome dele é Chachu!!! Valeu pela sugestão, rsrsrs!! Beijo! Mary!
Eeee !!!
Depois posta como o Chachu se sai no primeiro pão !!!
Bom, o primeiro pão, digamos assim, não deu muito certo... :-(
Acho que o fermento, recém saído da geladeira não estava muito forte, sabe?
Acho que preciso deixar Chachu um pouco mais alimentado antes de utilizá-lo! Mas haverá uma segunda tentativa e depois conto todas as peripécias aqui no blog!! Abraço!!!
Postar um comentário