Figo é assim: ou você ama ou odeia. Nunca ouvi ninguém dizer: ah, até gosto... Os figos são os frutos da árvore Ficus carica. Originária do mediterrâneo e oriente médio, está muito presente na dieta destes dois povos. O figo é um fruto muito versátil. Ele seca rapidamente ao sol, tornando-se muito concentrado em nutrientes e açúcar. Sua entrada nas Américas deu-se via México, graças ao espanhóis (gracias!). Olha a Espanha aí. Hoje em dia é mais cultivado em regiões secas, subtropicais. Além da maçã, é um fruto bastante citado na bíblia também e diz-se que crescia nos Jardins do Éden! Na verdade mesmo, o figo é mais flor do que fruto. Observe a imagem abaixo. A parte vermelha é praticamente só flores! Que depois se desenvolvem em frutinhos secos, que quebram quando mordidos, como sementes! É como se fosse um morango invertido!
![]() |
Olha as flores aí! |
O figo tem algumas vantagens: bastante cálcio para um fruto e antioxidantes graças ao compostos fenólicos!
Na nossa jantinha espanhola rolaram duas receitinhas delícias com o figo. Here we go!
Chutney de Figo
250g de figos frescos em pedaços
100g de figos secos picados
1 cebola roxa picada
1 maçã verde cortada em cubos pequenos
10g de gengibre fresco fatiado finamente
1/2 colher (sopa) de pimenta-da-jamaica moída
1/2 colher (sopa) de casca de limão ralada
1 pitada de pimenta-vermelha seca
1 xícara de açúcar demerara ou cristal
1 colher (sopa) de sal e pimenta preta moída
200ml de vinagre de vinho tinto
Em uma panela misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos com a panela semitampada. Abra a tampa e deixe cozinhando, mexendo sempre, até a mistura ficar mais densa e os aromas começarem a surgir. Se o chutney ficar espesso demais, adicione um pouco de água. Verifique o tempero. Deixe esfriar.
![]() |
Sirva com pão e gorgonzola! |
Outra receitinha é o figo com presunto crú, ou seja, o figo é cortado em quartos ou metades, e cada metade enrolada em presunto crú, ou o ibérico Jamón pra ser mais espanhol. Sim, só isso! O que rolou aí embaixo foi um super aproveitamento de queijo ralado.
![]() |
Figos Maduros e Firmes e Jamón - e só! |
2 comentários:
Eu odeio. Realmente figo não me apetece, mas como essa vida adulta tem me surpreendido cada dia mais, depois da versão 3.0 tenho hábitos novos, como, beber café, comer bacalhau, etc. Portanto, da próxima vez que for fazer um figo espanhol aí eu me disponho a testar a sua noite espanhola IV. Parabéns pelo blog ;) acabo de conhecer, mas já gostei bastante!
Aê irmãozinho! Valeu pelo comentário!!! Acho que não tem problema nenhum não gostar das coisas, eu mesma não gosto de MUITAS coisas: palmito, azeitona, fígado... Mas eu também, com o tempo estou aprendendo a experimentar coisas novas... Isso eu acho o mais legal. Putz, me irrita muito quem nem experimenta!!! Beijo!!!
Postar um comentário