Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Noite Espanhola Parte 1: Sangria Clássica!


Essa é uma série de posts sobre uma jantinha espanhola que rolou aqui em casa! Como são alguns ótimos pratinhos, vamos por partes... E vamos começar pelo início, pela bebidinha... A sangria!
A sangria é servida em Portugal e, principalmente, na Espanha durante o verão... Engraçado que, apesar de nossos descobridores consumirem bastante essa bebida, aqui que é super quente, não tenha pegou tanto... Em alguns países, como a Inglaterra, ela é vendida em garrafas, sob a denominação de vinho aromatizado. Aqui no Brasil, acho que o mais próximo que chegamos disso foi com a Keep Cooler (lembra?). De qualquer forma a sangria não foge muito do vinho barato (tinto ou branco), açúcar e frutas. Bom, e não é preciso nem dizer de onde vem o nome né? Dá uma olhada na cor:

6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
6 morangos cortados em quartos
1 xic de framboesas
1 xic de mirtilos
1 xic de amoras
8 gomos de laranja sem pele
5 xic de vinho tinto seco
1 e 1/2 xic de suco de laranja
2/3 de xic de Grand Marnier (eu usei Cointreau)
1 e 1/2 xic de água mineral com gás


Coloque o açúcar e a água numa panela em fogo médio e deixe ferver até o açúcar dissolver. Tire do fogo e deixe esfriar. Numa jarra grande misture o vinho, a água doce, o suco de laranja e o licor. Coloque as frutas na jarra e mexa. Junte a água com gás e gelo e sirva imediatamente (ou deixe na geladeira, dura até 12 horas, sem a água com gás e o gelo). 


Você pode servir na jarra ou na forma de ponche, como na foto! O legal da sangria é que é muito versátil. Dificilmente alguém não gosta e, como quase sempre faz calor, vai super bem e não só em jantinhas espanholas!

Nenhum comentário: