![]() |
VECB |
3/4 de xícara de cacau em pó (usei o 100% cacau da Callebaut, mas "o do padre" serve também ué)
1/2 xícara de farinha de trigo2 xícaras de açúcar
4 ovos
Um pouquinho de extrato / essência / sementes de baunilha
2 barrinhas de manteiga culinária (1 xícara) derretida e resfriada até a temperatura ambiente
![]() |
VECB |
Aqueça o forno médio (se quiser ele mais firme como na foto) ou médio-baixo (se quiser molinho).
Peneire juntos o chocolate e a farinha. Bata os ovos com o açúcar até ficar bem clarinho e fofo. Enquanto isso unte um pirex com manteiga. Reduza a velocidade da batedeira até o mínimo e adicione aos poucos a mistura de chocolate e farinha. Ainda em velocidade baixa vá acrescentando a margarina derretida aos poucos. Despeje a massa na forma untada e leve em banho-maria para o forno. Se você deixou o forno médio, asse por uns 40 minutos. Faça o teste do palito, ele deve sair limpo. Espere esfriar um pouco, corte em quadradinhos e sirva com sorvete. Se você deixou o forno médio-baixo asse por uma hora mas fique sempre de olho. Nas bordas o palito vai sair com uns pedacinhos úmidos grudados e o meio vai parecer que não cozinhou direito. Assim ele parece mais um brownie-pudim, como na receita original do ótimo site Brown Eyed Baker.
Ah, quer saber mais sobre o chocolate? Clique aqui!
Quer fazer uma calda delícia de chocolate quente pra jogar por cima e deixar pior ainda? Clique aqui!
@MaryPavan
4 comentários:
Olá!!
eu comprei uma vez cacau 100%, mas veio com um gosto muito forte de terra. Pesquisei e vi muita gente reclamando disso. Vc sabe se existe alguma forma de tirar ou amenizar este gosto?
Oie! Adoro quando deixam comentários no blog, ainda mais se forem inteligentes como esse! Existem chocolates em pó que são encontrados em sua forma natural e outros que são tratados com agentes alcalinizantes, como carbonato de potássio. Esse tratamento serve justamente para tirar o amargor excessivo do cacau bem como amenizar substâncias que conferem adstringência (sensação de amarrar a boca) e acidez ao cacau. Em muitos sites esse tratamento é chamado de Dutch process, e é utilizado desde 1828. Em algumas receitas é pedido que se utilize "unsweetened alkalized cocoa". Pelo menos nos EUA é exigido que, se o cacau em pó passou por esse procedimento, seja descrito na embalagem. Por isso, da próxima vez, compre o cacau com esse tratamento. Você vai ter um chocolate mais doce, e sem aquele gosto de "terra". É só uma pena que esse tratamento também diminua a quantidade de polifenóis encontrados no chocolate... Outra informação interessante é que um não pode ser trocado na receita pelo outro. Isso porque o cacau natural pode ficar ainda mais amargo dependendo da receita e por isso é pedido o tratado. E o tratado não pode ser utilizado em receita com fermento pois, como não tem mais acidez, não reage com o bicarbonato. Legal né?
Legal essa dica não conhecia.
Mas o cacau em pó que comprei foi a granel, não tinha especificação nenhuma (inclusive fiquei com medo de ter sido enganada e ter comprado terra!!). fiz um bolo com ele e o gosto de terra ficou bem forte, depois disso estou com medo de fazer outra receita e perder tudo. Será que se eu adicionar bicarbonato de sódio ajudaria para amenizar este gosto?
Da próxima vez que comprar vou optar por 70% ou 50% cacau, melhor né?
Oie! Desculpe a demora em responder! Alguns fatores podem ajudar a utilizar esse chocolate e amenizar seu forte sabor... Eu acredito que a quantidade de bicarbonato de sódio acrescentada não vá fazer muita diferença no gosto... =(
Para perder esse gosto forte ele precisa ser realmente tratado com agentes alcalinizantes. Esse que você tem é específico para utilização com bicarbonato de sódio, por isso ele não deve alterar o gosto do chocolate. Outra coisa que só faz acentuar esse gosto é o calor! O gosto é mais suave em sobremesas que não precisam ir ao forno. Outra coisa que acentua o sabor é a gordura. Mas como fazer um bolo sem gordura? Eu tentaria outras coisas como substituir uma parte do chocolate amargo por chocolate em pó desses tipo Nescau e Toddy, tentaria fazer uma sobremesa que não vá ao forno, adicionaria uma pitada de sal (ajuda!) ou faria alguma coisa para acompanhar a sobremesa (calda, sorvete) para disfarçar - EQUILIBRAR - o gosto forte... Mais que isso eu acredito que não dê pra fazer. Dá próxima vez você pode comprar um chocolate menos de 100% mas pode também comprar o 100% alcalinizado! Foi o que eu usei nessa receita. Achei um artigo bem interessante (http://ajcn.nutrition.org/content/72/6/1424.full) que fala que, evolutivamente, é bastante normal essa nossa aversão ao gosto muito amargo já que a maior parte dos venenos tem gosto amargo! Esse artigo traz outro ponto interessante, que tem muito a ver com o seu caso... O dilema da indústria: ao mesmo tempo que ela nos entrega um produto puro e com todos os benefícios do chocolate preservados, para nós é muito difícil consumir esse produto justamente por causa do gosto! Interessante né? Mas lógico que o artigo explica isso de forma mais completa do que eu... Espero ter ajudado e escreva sempre!!! Suas perguntas são bastante desafiadoras!
Postar um comentário