Pesquisar este blog

domingo, 10 de julho de 2011

Noite Espanhola Parte II: Montaditos

Pão com qualquer coisa: já é muito bom. Imagina então uma fatia grossa de pão só com o que há de melhor em cima! Estes são os montaditos. Fazem parte da vasta família das tapas espanholas. Muy tradicionais, são consumidos regularmente desde os séculos 15 e 16 e nada mais significa do que uma fatia de pão de "barra" (como a baguete francesa, a baguete italiana, ou a ciabata) com um recheio "montado"em cima. São como se fossem bruschettas, mas espanhóis. Entendeu? Não? Melhor fazer e comer então!

Nestas receitas abaixo, foi usado o chorizo como parte do recheio. O chorizo é um embutido de carne de porco, defumado ou não, que tem uma cor avermelhada graças à páprica que é adicionada durante o preparo. Não tem nada mais saboroso do que fritar o chorizo em azeite e conseguir aquela cor avermelhada deliciosa. Existem também os chorizos portugueses, uma variedade deles, como os chorizos de sangue (famosos chouriços), as alheiras, o paio, além do de porco e páprica.  Aqui no Brasil nós também temos nossa variação do chorizo: a linguíça.

Montadito de Chorizo e Tomate

1 baguete de pão (italiano ou ciabata)
1 maço de rúcula
Tomate bem vermelhinho
Chorizo espanhol (pelo menos no mercadão você acha, parece peperoni, mas é melhor!)
Queijo parmesão ralado
Azeite

Corte a baguete em rodelas, leve ao forno para tostar um pouco. Enquanto isso despeje um fio de azeite na frigideira, doure os chorizo cortadinho em dadinhos, junte o tomate, um pouco de sal e pimenta. Montagem: pão, rúcula, mistura de chorizo e tomate, queijo. A gente ainda deu uma derretidinha no queijo com o maçarico. Mas não precisa. Olha a foto:


Abra uma cava e seja feliz! 












Montadito de Chorizo e Ovinho de Cordorna

Pão em fatias regados com azeite
Fatias de Chorizo
Ovinhos de Cordona Fritos

Leve o pão com o chorizo em cima ao forno até assar o chorizo. Enquanto isso vá fritando os ovinhos de cordona em óleo quente e escorridos em papel toalha. Depois é só montá-los como nas fotos abaixo:


Difícil né?

2 comentários:

Hoza disse...

Não basta comer bem, com cultura tudo fica bem melhor!
Adoro as contextualizações históricas e explicação dos ingredientes que você sempre faz, aprendo bastante quando leio os seus posts!!
Sem contar que estava tudo uma de-lí-cia!!!

Mary Pavan disse...

Valeu Hoza!! Tô tentando fazer os posts cada vez mais deste jeito. Continue mandando seus feedbacks!