E "dos veadeiros" por causa dos cães caçadores de veados que ali existiam, chamados cães veadeiros. Sim, é por causa dos cães, não por causa dos caçadores em si... Engraçado né?
Sábado - Almécegas e Vale da Lua (não necessariamente nesta ordem)
Primeiro nós fomos ao Vale da Lua, uma formação rochosa muito diferente e que se parece com o solo lunar. E é super gostoso, pois essas craterinhas foram feitas pela ação da água, ou seja, no meio delas têm umas piscinas naturais deliciosas! A trilha pra chegar ao Vale da Lua é muuuito tranquila. Para compensar o dia de ontem! E no caminho ainda paramos na estrada... Olha a visão (abaixo)! Com direito à araras voando (ao longe! procure bem!).
Morro da Baleia
Vale da Lua
Olha que legal este exemplo da rocha virando solo!
Para a cachoeira das Almécegas a trilha é um pouquinho mais pesada, por conta da descida até ela.
Mas é tão gostosa, que cada passo vale a pena. Na verdade, foi a que eu mais gostei!
Almécegas
Sempre Viva
Depois de tudo isso almoço no Tapindaré. Feijoada perfeita! Comida fresquinha e, IMPERDÍVEL o bolo de coco molhado. Sabe aquele, embrulhado no papel alumínio, de festa de criança? Pois é, AQUELE!!! Levei mais uns dois pra madrugada! Outra coisa ainda que só via quando criança: na volta pra pousada, procissão pelas ruas, com direito à vela na mão e tudo! Lindo! Descobri que sou bem apegada às tradições...
À noite ainda fomos fazer a nossa massagem na casa da massagista!
Uma gaúcha que veio de mala, cuia, marido e filho recém nascido pra chapada! Largou emprego pra trás, numa multinacional, e foi!
Massagem de quase uma hora, com direito à boa conversa. Só não gostei de uma coisa: ela subiu nas costas do Vinícius! E não subiu na minha minha! Inveja...rsrsr
Depois o marido ainda levou a gente pro bar Alquimia, onde iríamos encontrar toda turma lá! Ótima música ao vivo (Legião, claro). O que mais dá satisfação depois de uma caminhada na chapada são: a comida deliciosa e muito bem feita, com carinho, pelos restaurantes de Alto Paraíso e... a cerveja muito gelada!!! Em todos os lugares!!! E barata!!!
Aliás, o preço é um caso à parte... A comida e a bebida têm preço justíssimo!
Enfim, Heineken no bar Alquimia à 3,50. Ou seja, todos (menos o guia) animadíssimos, dançando, até a madrugada. O Deni ainda queria levar a gente de carro embora. Tem dó né Deni? E perder aquele céu pelo meio do caminho???
Domingo - Loquinhas e Brasília
Não subestime o passeio de domingo de manhã para Loquinhas. Erroneamente esqueci de levar a máquina de fotografia! Mas o passeio é muito agradável! As trilhas são tranquilas, a mata é mais fechada (sombra!), e as piscinas naturais mais vazias e lindíssimas!
Depois, hora de dar tchau! Almoço no Jatô e bora pra Brasília. Mas não sem antes dar uma volta na cidade, sendo mostrada por um Brasiliense da primeira geração. Mas isso é mordomia / exclusividade só de quem vai com o Régis!
![]() |
Catedral de Brasília |
![]() |
Anjos na Catedral |
![]() |
Catedral de Brasília |
![]() |
Catedral de Brasília |
![]() |
Esplanada dos Ministérios |
![]() |
Congresso Nacional |
Resumindo, vá à Chapada se:
- Você gosta de andar. Não, andar lá não é ruim. O cansaço compensa e é gostoso!
- Você quer ver uma paisagem totalmente diferente, como é o caso do Cerrado. Você vai ver flores e árvores que você nem sabia que existiam. Mesmo sendo biólogo!!!
- Você gosta de visitar lugares onde as pessoas são conscientes do seu papel. Geralmente os guias são pessoas nascidas ali, que amam sua terra.
- Você não quer se sentir explorado. Os preço são muito bons, a qualidade de tudo e todos é ótima: guias, passeios, comida, hospedagem...
- Se você gosta de sentir acolhido: todo mundo te trata muito bem desde a tia do lanche da trilha até o motorista!
É isso, ainda vamos voltar lá. Existem inúmeros outros lugares, mais alternativos, pra se conhecer...
4 comentários:
Fotos lindissimas!! Coisa de profissional.
Oi, Mary, tudo bom?
A viagem para a chapada foi cheia de aventuras, hein? Fazer trilhas e espeleologia - e comidologia na chapada é mto bom! Saudades de minha terra, ahahaha... Espero que a viagem tenha sido tão boa quanto as fotos!
Um bjo
Olá, estava caçando informações sobre a chapada e acabei aqui no seu blog. Curti as informações q vc deu.
Vou consultar a Freeway.
abraço!
David
Oi David! Que bom que você gostou! Acho que você vai adorar a Chapada... São visuais bem diferentes e muito lindos! E tem programa para todo tipo de gosto! O povo é acolhedor e a comida é ótima! Tanto a Freeway quanto a operadora local são muito sérias e competentes, além de preocupadas com a exploração sustentável do turismo local (palavra de quem não está ganhando nada com a propaganda...rsrsr). Divirta-se de depois me conte o que achou!!! Boa viagem!
Postar um comentário