Eu nunca dei muita bola para soufflé… Na verdade achava bem sem graça até! Até que uma reportagem lindíssima na revista Gula me chamou a atenção. O texto todo fala da dificuldade que é fazer um bendito soufflé. Teoricamente você precisa ter a disciplina de soldado da corte real inglesa pra fazer o negócio dar certo… Tigela engordurada então, pode esquecer: com esse merengue é que seu soufflé não vai crescer! Outras dicas:
- Incorporar o merengue em três vezes. Põe um pouco, mistura delicadamente, mais um pouco, mistura, mais um pouco, mistura. Isso evita que ele murche!!!
- Faça nos ramequins (como na foto). Isso evita que ele transborde!
Enfim, depois de toda sorte de conselhos, praticamente dizendo que o seu não vai dar certo, pode esquecer… No final vem a receita: facílima!
Pensei: ah, vou fazer esse danado aí. E, juro, que de sem graça ele não tem nada. Depois de quinze minutos vem aquela nuvem de chocolate amargo, quentinha… Você nem se lembra de que tem problemas!
Soufflé de Chocolate Amargo
30g de chocolate amargo – 70% de cacau
30g de cacau em pó
120ml de água
1 gema
20g de amido de milho – a famosa maizena
6 claras
90g de açúcar
Pré-aquecer o forno a 180o. (botão do meio).Untar seis ramequins – de 8cm de diâmetro - com manteiga e açúcar. Picar o chocolate e colocar em um bowl. Em uma panela, dissolver o cacau na água e levar ao fogo baixo até ferver. Despejar sobre o chocolate e misturar bem até dissolver tudo. Quando a mistura estiver morna quase fria, juntar a gema e o amido de milho. Misture bem até formar um creme liso. Bater as claras até que fiquem espumosas. Juntar um terço do açúcar e continuar batendo até que fiquem brilhantes. Acrescentar o restante do açúcar e bater até que fiquem bem firmes. Com a ajuda de uma espátula, incorporar as claras em 3 vezes. Despejar a mistura nos ramequins, até a borda. Nivele a superfície com a espátula. Assar por 15 minutos, até que os soufflés tenham crescido bem (sim, eles vão crescer!) e enchido a casa com o cheirinho de chocolate quente. Retirar do forno, polvilhar com açúcar de confeiteiro e servir imediatamente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário