Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chapada dos Veadeiros - Parte I

Nesta páscoa fizemos um programa diferente. Como a idéia é intercalar viagens cosmopolitas com viagens naturebas, decidimos ir para a Chapada dos Veadeiros. Sim, porque a última viagem foi para Paris... uh lá lá...
Faz tempo que o Vinícius estava querendo conhecer uma "chapada", então agora conseguimos!

Para mim, planejar a viagem é parte prazeirosíssima do processo. Só que desta vez, por falta de tempo, não deu. Então optamos por um pacote da Freeway (freeway.tur.br), que trazia um ótimo custo-benefício: a viagem pôde ser parcelada sem juros, com passagem aérea, transfers, pousada (a melhor da região) com café da manhã, meia pensão, lanche de trilha e uma massagem! Fora que os vouchers chegam em casa super organizadinhos, em carteiras, e ainda ganhamos uma mochila, uma bolsa e dois squeezes! Muito úteis na viagem, aliás.

Chegando lá, fomos recepcionados pelo pessoal da agência Alternativas EcoTurismo (http://www.alternativas.tur.br/pt-br/), e os guia Deni e o motorista Régis, simpaticíssimos, ficaram conosco o tempo todo.  Tivemos sorte com o grupo também, que foi bem bacana.

Quarta-feira - todo o processo de ida para Alto Paraíso e chegada na pousada Casa Rosa (http://www.pousadacasarosa.com.br/).

Quinta-feira - Cataratas do Rio dos Couros
Já neste dia percebemos o que ia ser o grande atrativo da viagem para nós: as flores. Eu imaginava que ia encontrar lá somente aquelas árvores retorcidas pela falta de nutrientes no solo. Eu, pessoalmente, adoro! Acho dramático e isso me encanta. Mas não! A quantidade de flores que vimos no Cerrado foi o mais impressionante: todas lindas e diferentes! Pelo que aprendi por lá, nem 1/10 dessa diversidade está ainda catalogada. Só de planta carnívora, não tão fácil de encontrar, vimos facilmente 3 espécies! Mas tem que ir agora, em Abril, na época das queimadas não adianta né? Na volta, almoço tardio no ótimo Avalon: comida orgânica e fresquinha e muito bem feitinha! Os doces são muito, muito bons!

















Sexta-feira - Saltos do Rio dos Pretos
Força na peruca! Esse passeio é feito todo dentro do Parque Nacional, que é lindo demais! Além das paisagens, as cachoeiras têm entre 120m e 80m! Mas, são 12km ao todo de caminhada... Que valem a pena! Não esqueça o boné, um bom tênis, protetor e água, muita água! O lanchinho de trilha neste dia foi salvador: sempre vem água, um lanche de pão integral com ricota e algum recheio (tomate seco, ou cenoura ralada, etc...), um pedaço de torta doce (a cuca de goiabada é imbatível!), uma caixinha de suco e uma fruta! Tudo muito bem feitinho mesmo! E os guias também sempre levam água extra.

















Neste dia almoçamos no restaurante Moinho. Peixe + pirão = delícia!

Não sei como ainda tivemos forças para dar uma saída à noite e checar o movimento. Que é pouco! Acabamos no Delix (atrás da praça, na rua principal) que é delícia mesmo! Principalmente o Chai, que vem com um biscoitinho de gergelim perfeito, e a torta de limão, azedinha...

Nenhum comentário: