Este vinho eu comprei no ótimo site da Mistral, conforme já havia comentado aqui. Na verdade, isso de comprar vinhos pelo site da Mistral virou um vício que eventualmente irá me levar à falência.
Mas, voltando ao Alvarinho... A Alvarinho é uma casta branca de uvas, originária da península Ibérica.
Os vinhos Alvarinho são vinhos produzidos em Portugal, na região de Monção e Melgaço, enquanto os Albariños são produzidos na Espanha... Até rola uma rivalidade entre eles, pra saber quem faz melhor esse tipo de vinho. Em Portugal tem até uma rota, chamada rota do Alvarinho:
Nada mal pra quem gosta de unir duas das melhores coisas: vinho e viagem!
O Alvarinho também faz parte de uma classe de vinhos D.O.C., ou seja, vinhos com denominação de origem controlada, e são também classificados como Vinho Verde. No começo o nome denominava vinhos que eram produzidos, claro, com uvas ainda verdes. Hoje em dia, os vinhos verdes são produzidos com a uva em seu estado ideal de maturação. Mas, devido às características da região onde os vinhos são produzidos,os vinhos têm uma concentração maior de ácido málico, o que faz com que a fermentação não termine na vinificação, mas continue. Um dos produtos desta fermentação é o ácido carbónico, que faz com que o Vinho Verde fiquem com a chamada ”agulha”, algo parecido com a sensação de bolhas na boca. O resultado é um vinho com grande Frescor e uma sensação “gasosa”.
Resumindo: este é um vinho que vai bem com entradinhas, peixes, frutos do mar, aves... Muito versátil! Por exemplo, ele acompanhou muito bem um pernil de porco com batatas, no dia das mães, na casa da minha sogra! Qualquer carne de cor clara pode ir bem com ele... O que significa... Até bacalhau!
Nenhum comentário:
Postar um comentário