Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bacalhau à Espanhola

Ai... Bacalhau...


Olha... Acho bem difícil quando perguntam: o que você mais gosta de comer? Ou, qual foi a melhor coisa que você já comeu?

Eu nunca sei o que responder... Meu prato favorito oficial é o camarão à provençal... No entanto tem sabores dos quais eu nunca vou me esquecer... O pudim e a canja da minha vó... O camarão frito com arroz da minha mãe... A sopa de legumes da minha irmã... O molho de tomate da minha sogra... a bomba de café de Paris... O bolo de cenoura da Ana... A cava + jamón + amigos no último dia em Madrid... A vaca atolada do Coisas da Roça, em Bauru... E, claro, o camarão à provençal que meu amor fez pra mim certo dia...

Enfim... Brigando com tudo isso vem o Bacalhau! Que eu amo de peixão... ou paixão?

Bacalhau à Espanhola



Primeiro: não me venha com xurumelas... Bacalhau tem que ser aquele de posta alta... sem espinhas... do mercadão de preferência... Uns 600g dá bem pra umas 4 pessoas...

Deixa de molho e vai trocando a água. O ideal são 36 horas...

Corta em pedaços e ferventa 10 minutos. Num refratário vai montando: bastante azeite, pimentão vermelho em rodelas finas, batata asterix em rodelas com casca, uns doze dentes de alho inteiros descascados, 100g de jamón finamente fatiados, cebola roxa fatiada fininha, 1 pimenta vermelha bem picadinha, o bacalhau, claro, e muita salsinha e azeite. Forno médio 40 minutos, arroz branco e seja feliz!

2 comentários:

Luciano de Paula Almeida disse...

Mary, por favor, me tire uma dúvida, o Restaurante Coisas da Roça em Bauru, ainda existe???? onde fica?? Obrigado

Mary Pavan disse...

Pois é Luciano, o Coisas da Roça não existe mais infelizmente! O escondidinho e as torradinhas de gorgonzola deixaram saudades! Obrigada por acompanhar o blog!!!