Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Camarão à Provençal

Bem que o meu prato preferido podia ser pão com ovo. Mas nãããooo... Tinha que ser camarão à provençal! É bom que tem restaurante que cobra até 100,00 pelo prato!!! Por isso é melhor fazer em casa mesmo... Dá trabalho (se tiver que descascar e limpar o camarão), mas dá pra fazer com camarão congelado! Não fica exatamente igual, claro, mas a carne do camarão é uma das que melhor congela e, quando é congelado rapidamente, isso reduz muito o risco de pegar um estragado! Mas a geladeira do mercado é mais fria que a de casa, então é melhor fazer logo depois de comprar. Se ficar muito tempo guardado em casa, começam algumas reações que vão deixar a carne com gosto ruim.  O melhor camarão à provençal que eu já comi foi o do meu marido. Que quando se mete a cozinhar também... Delicia!

Você já parou para reparar nessa criaturinha que é o camarão?


Pois bem... Pertencem ao filo Arthropoda, ou seja, têm os pés articulados. São crustáceos, como a lagosta e o siri por exemplo. E todos eles têm 5 pares de patas e o corpo dividido em cefalotórax e abdome (que é o que a gente come!). São basicamente carnívoros. Possuem exoesqueleto, ou seja, enquanto nosso equipamento de proteção e sustentação (esqueleto) está dentro do corpo (endoesqueleto) o deles está por fora. E é feito de quitina (um carboidrato, ou seja, um açúcar!). Geralmente os camarões são escuros (a não ser os criados em cativeiro, mais claros) e se tornam alaranjados quando aferventados. Isso acontece pois os organismos dos quais se alimentam no oceano contém grandes quantidades de beta-caroteno (que é o que dá a cor da cenoura) e quando nós aferventamos o camarão esse beta-caroteno ingerido é liberado. 


Todo cuidado é pouco na hora da compra. Quando um crustáceo morre, suas próprias enzimas começam a atacá-lo rapidamente! Isso faz com que estrague muito rápido. Peça ao peixeiro para você cheirar um. Não pode estar cheirando à água sanitária.

Camarão à Provençal (2 pessoas)

300g de camarão grande e limpo
1 limão
azeite
6 dentes de alho
1 punhado de salsinha
sal e pimenta do reino
2 colheres de sopa de vinho branco
arroz pronto

Regue o camarão com limão, mas deixe-o secar bem em um escorredor ou peneira antes de fritar... Quando você coloca o camarão com água, a água entra em contato com o óleo e "estoura". E isso pode ser muito perigoso. Pique bem picadinho o alho junto com a salsinha. Aqueça o azeite numa frigideira e frite os camarões. Deixe um minuto de um lado, adicione sal e pimenta, vire-os, adicione a salsinha e o alho e deixe mais um minuto. Reserve os camarões aquecidos, seja num prato já aquecido, ou mesmo dentro do forno ligado bem fraquinho. Enquanto isso adicione o vinho branco, espere o álcool evaporar e adicione o arroz já pronto. Isso vai fazer com que ele pegue todo o gosto da frigideira. Sirva imediatamente!!!




3 comentários:

Gabs disse...

Oi Marilene!! Nao sou nenhuma especialista na cozinha mto pelo contrario! Estrago um monte de pratos e por isso preciso pegar receita tudo! Entao um dia fui procurar no sites daqui como se fazia pra cozinhar camarao, e um deles deu uma ideia de deixar 45 min ao menos o camarao de molho com agua, sal e acucar e acho q ajudou mto a deixar o camarao bem suculento sabe?
tai a receita:
http://www.myrecipes.com/recipe/lemon-garlic-shrimp-skewers-10000001076678/

Anaté Merger disse...

Oi Mari, adorei o seu blog e a receita. Fazer o que como à la provençal todos os dias. Moro em Aix e quando quiser fazer uma visita é so passar no www.naprovence.com Beijos!

Mary Pavan disse...

Muito obrigada Ana Tereza! Adorei seu comentário e também seu site!! Vou fazer uma publicidade dele aqui! Este ano (janeiro) tivemos uma ótima experiência alugando um apê em Paris! Esse ano vamos para a Itália mas, sempre que podemos, vamos à França. Tenho verdadeira paixão e ainda não conheço a Provence. Abraço!! Mary!