Sendo um pouco infantil...
Olha que bunitinha a musiquinha que as crianças cantam nas escolas francesas, em sua homenagem:
Um pouco de história...
Como é feito:
Hoje em dia qualquer restaurante na França serve os caracoizinhos. O modo mais comum é fazê-lo ao forno, em cerâmicas apropriadas, com manteiga e salsinha, com ou sem a casca:
Onde comer:
Em Paris, o melhor que eu já comi fica num restaurantezinho delicioso no 1o. arrondissement, chamado Comptoir de La Gastronomie. Esse achado fica na Rue MontMartre, 34, Metrô Sentier. Esse misto de restaurante e empório existe desde 1894. Tem de tudo e do melhor: terrines, confits de canard, fois gras, vinhos e champagnes e... escargots! De tudo quanto é jeito, pronto pra fazer. O que eu achei mais conveniente para enfiar no meio das roupas na mala foi uma lata com 4 dúzias, em conserva, pela quantia módica de 12 euros! No restaurante, não perca também o cassoulet, divino. Você vai gastar em média uns 20 euros por pessoa no almoço.
Na Rue Montorgueil tem até um restaurante especializado na iguaria. Essa rua ficava bem perto da rua do "nosso" apartamentinho e acho que é a rua mais deliciosa de Paris. Tem de tudo! Olha a fotinha que eu tirei do restaurante:
A receita:
Eu vou passar uma receita que fiz aqui em casa, para a querida família do meu marido (obrigada pelo super saca rolhas!!!), e que foi escoltada muito bem por duas garrafas de champagne: Escargots ao Molho Cremoso!
1 dente de alho bem picado
Salsinha picadinha
100g de manteiga
Sal e pimenta do reino
2 cebolas roxas bem picadinhas
6 dúzias de escargot em conserva, escorridos
500g de cogumelos de Paris (champignons) frescos e cortados em lâminas
250ml de vinho branco seco
200ml de creme de leite fresco
Noz moscada
Fatias de pão
Aqueça a manteiga em uma panela, doure as cebolas e depois junte o alho. Acrescente os cogumelos e deixe cozinhar por 5 minutos, mais ou menos.
Acrescente os escargots e o vinho branco e deixe cozinhar até que o líquido evapore (uns 10 minutos). Acrescente o creme de leite, e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deixe o molho reduzir até ficar cremoso. Sirva em uma travessa, salpicado com a salsinha e com muito pão! Não faça como eu que comprei só uma baguette e acabou antes do molho e... dos escargots!
Essa receita eu tirei do site do Olivier Anquier: http://www.olivieranquier.com.br/receitas/
3 comentários:
Olá! Parece que as pessoas tem um pouco de medo de experimentar escargots, eu também, confesso!
Mas estou empenhada em fazê-lo com minha mae.
Voce conhece algum endereço honesto, no preparo e preço, em Sao Paulo?
Adorei seu blog, um charme!
Tem razão Luciana! Muita gente torce o nariz! Mas será uma ótima experiência. Mesmo não gostando, acredito que devemos pelo menos experimentar o que é diferente, né? Acho que um ótimo lugar para você e sua mãe irem é o Le Jazz Brasserie (http://www.lejazz.com.br/Le_Jazz/Brasserie_Le_Jazz.html) na Rua dos Pinheiros! É uma casa com custo abaixo da média pra um restaurante francês e a qualidade é ótima! Outros bons restaurantes franceses (mas mais carinhos...) sáo o Chef Rouge, o La Casserole e Ici Bistrô. Os 3 maravilhosos! Outra dica: você pode comprá-los prontinhos (já com manteiga e tudo) congelados e já com a panelinha na Casa Santa Luzia. É só colocar no forno! E não esqueça o pãozinho! Obrigada pelo comentário!
que nojo...com tanta coisa boa realmente para se comer por exemplo um peixe...um frango..um peru...eles preferem comer lesma que é a mesma coisa que o tão requintado escargot! povo frescurento é outra coisa né?
Postar um comentário