Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bolo de Chocolate Perfeito

Bolo de chocolate perfeito tem que ser negro, denso, amargo e molhadinho por uma calda quente e espessa, igualmente negra. Mas as receitas são meio decepcionantes muitas vezes: bolo muito clarinho, muito seco, calda muito doce...

Eis que, enfim, achei uma receita fácil, ótima, que dá certo e fica uma delícia!

Mas posso falar um pouco do cacau e do cacaueiro antes?


O cacau é nativo da América Central e foi cultivado pela primeira vez no México. Os astecas já torravam o cacao e com o pó faziam uma bebida escura  e amarga, bebida durante os eventos religiosos. Para eles, essa bebida simbolizava o sangue humano!


A árvore do cacau é chamada Theobroma cacao. Essa denominação foi dada por Linnaeus e Theobroma é uma palavra que vem do grego e quer dizer "comida dos deuses". Faz todo sentido Sr. Linnaeus! Cresce bem na região do equador, ou seja, em regiões quentes! A árvore atinge uns 7m de altura e os frutos chegam a 20cm de comprimento! São bem grandinhos... Dentro do fruto estão abrigadas aproximadamente 30 sementes... O Brasil já esteve entre os primeiros na produção do cacau, mas a vassoura-de-bruxa, uma doença causada por fungo que ataca o cacaueiro derrubou e muito a produção. Com o projeto Genoma da Vassoura de Bruxa os pesquisadores esperam entender melhor, entre outras coisas, como combater essa doença fatal para as plantações.


Bem, como dito no início do texto, temos aqui uma receita que faz jus à essa delícia chamada chocolate!
A receita do bolo é do Álvaro Rodrigues, daquelas que dá pra fazer a muitas mãos e a calda quente de chocolate é da chef e proprietária do Le Casserole, no Largo do Arouche, em SP!

Bolo de Chocolate

4 ovos, separadas gemas e claras
1 colher de chá de essência de baunilha
350g de açúcar refinado
180ml de óleo
240ml de água fervente
70g de cacau em pó ou chocolate (fiz com cacau 100%)
240g de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio (opcional)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal

Bata no liquidificador as claras, as gemas e a baunilha. Junte o açúcar, aos poucos, e continue batendo por uns 3 minutos. Em seguida acrescente o óleo, a água, o cacau em pó e bata bem. Despeja a mistura obtida em uma tijela e agregue os ingredientes secos peneirados juntos e envolva rapidamente com um batedor de arame até obter uma massa lisa e homogênea. Distribua numa forma untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido 180oC (forno médio) até que o bolo esteja assado, ou seja, se espetá-lo com uma faca ou garfo, este deve sair limpo.

Calda Quente de Chocolate

250g de chocolate picado
250ml de leite
125g de chocolate em pó

Mistura tudo e leva em banho maria para derreter. Joga por cima do bolo ainda quente!




8 comentários:

Hoza disse...

Adoro essas contextalizações históricas/culturais que você adiciona nos seus textos. Como dizem por aí: vivendo e aprendendo! Hoje um pouquinho mais sobre o cacau.

E vou tentar fazer essa receita, depois te conto como ficou ;)

Bruna Leite disse...

Receita anotada, vou testar!!! Bom fim de semana!

Mary Pavan disse...

Hoza, muito obrigada! Quero deixar as postagens cada vez mais com essa cara! Me avise caso elas se tornem boring! rsrsrsr
Não só me avise se ficou, mas me chame pra comer também!!! Beijão!!!

Mary Pavan disse...

Bruna, muitíssimo obrigada! Com a cesta que eu vou ganhar da Harsheys dá pra fazer um super bolo!!! Brincadeira! Bom final de semana!

Anônimo disse...

Fiz esta receita e ficou realmente ótima! Incrivelmente fofo, e delicioso. Usei chocolate em pó ( um pouco a mais do que o pedido na receita) E ficou perfeito! Parabéns!

Mary Pavan disse...

Que ótimo! Parabéns pra você! E obrigada pela dica do chocolate em pó! Continue visitando o blog e mandando suas impressões! Bem vinda! Mary

Unknown disse...

Ao grande chef obg vou fazer este bolo pra vender.
Bjssssssss!

Mary Pavan disse...

Oi Dalva! Espero que tenha muiito sucesso! Depois me conte como foi! Abraço!