Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

Um jantar em meia hora... De fato!!!

É ótimo ver na TV alguns programas onde os chefes conseguem fazer - e acham que você também consegue - um jantar em 30 minutos. Não, você não consegue... Você não pica tão rápido quanto ele, não sabe de antemão que já tem que deixar algumas coisas semi-prontas... Quem sabe com a prática...

Esse jantar delícia você consegue fazer em 30 minutos... De fato!!!

Jantarzinho de 30 minutos

Filés ou medalhões de filé mignon
Ervas frescas variadas
Sal e Pimenta do Reino moída na hora
Azeite
Manteiga
Polenta de preparo rápido
Queijo ralado (parmesão, pecorino)
Cogumelos variados (shitake, paris, champignon, shimeji, etc)

Prepare a polenta conforme a embalagem. Eu costumo colocar também um tabletinho de caldo de galinha na água, mas é opcional. Da última vez eu comprei a polenta da De Cecco (abaixo). Mas tem outras marcas também. Dá pra fazer polenta com fubá também, claro. Mas aí o jantar já não leva 30 minutos!


Enquanto isso, pique bem as ervas com o sal e a pimenta, em cima de uma tábua. Esfregue os filés em cima da mistura, dos dois lados, para os temperos aderirem à carne.


Coloque um pouco de azeite em uma frigideira bem quente e doure os filés dos dois lados. O melhor, pra saber o ponto da carne é metendo o dedo! Aperte: muito mole, mal passada. Mais resistente, porém mais molinha, ao ponto. Se estiver já mais rígida, bem passada. Coloque os filés num prato e cubra-os com papel alumínio. Isso os manterá aquecidos e fará com que a carne descanse. Aí ela não solta todo suco no prato. Depois é só picar os cogumelos grosseiramente e salteá-los na manteiga. Polvilhe um pouco de sal.

Aí é só montar o prato. Um pouquinho de polenta com o parmesão por cima. Uma caminha de cogumelos e o filé por cima. Ah, se tiver um oleozinho trufado, a polenta fica melhor ainda!!!


Nenhum comentário: