Pesquisar este blog

domingo, 17 de abril de 2011

Crema Catalana

Essa sobremesa é muito fácil de fazer e deliciosa! Tem gosto de doce que a gente come quando é criança... Mas em um outro nível!


Dizem que a crema catalana é derivada do creme brullé, o que pode ser verdade, pois são muito parecidos e a região da Catalunha, na Espanha, sofreu bastante influência francesa, inclusive na língua, onde se fala o Catalão.


Alías, você sabe onde fica a Catalunha?




Também conhecido como creme de San Josep, especialmente no dia 19 de março, dia de São José, os catalães preparam essa sobremesa para a família toda.


Crema Catalana


3 xícaras de leite
1 pedaço grande de pau de canela
1 e 1/2 xícaras de açúcar
6 gemas
1/4 de xícara de maisena
1 colher de sopa de raspas de limão
noz moscada ralada na hora (opcional)


Aqueça o leite e a canela numa panela média. Coloque o açúcar e as gemas numa travessa e misture muito bem. Acrescente a maisena e misture mais um pouco, até ficar homogêneo, ou seja, tudo bem misturado, até que não se formem mais grumos. Quando o leite ferver, despeje sobre a mistura de gemas, mexa e coloque tudo de volta na panela. Junte as raspas de limão e mexa todo o tempo até engrossar. O creme engrossa rápido. Em último caso, se empelotar, use o mix de mão ou o liqüidificador para desengrumar. Transfira para 6 potinhos e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, para ficar geladinho. Dura até 2 dias. Polvilhe o creme com um pouquinho de noz moscada, açúcar (confeiteiro ou comum) e queime o açúcar com maçarico (ou leve ao forno, na função de grelhar). Já me ensinaram até a caramelizar com ferro de passar roupa, mas aí é outra história. A crostinha dura até 1/2 hora!!!

Nenhum comentário: