Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

São Francisco Xavier

Este final de semana resolvemos fazer algo de diferente...  fomos pra São Francisco Xavier! Um lugar lindo, colocado lá no meio da Serra da Mantiqueira. O tchan do lugar são as pousadinhas. Não que os restaurantes e o centrinho da cidade, com seus artesãos, não sejam fofos... Mas ficar lá no friozinho da serra, do lado da lareira, tomando um vinhozinho, é que é tudo de bão!




Fomos na sexta-feira, dia 29, e levamos 2h30min para chegar, de Campinas. Até SJ Campos é fácil, depois começa uma estradinha que, embora curta, é bem sinuosa. Mas linda! Vale cada curvinha! 
Chegamos às 13h e fomos direto para o restaurante Alegro (http://www.alegrorestaurante.com.br/). Infelizmente eu não soube pedir... E eu só percebi agora que isso pode acontecer... Havia pedido uma polenta com Ragu de Carne feito no fogão à lenha. Mas não tinha... De sopetão pedi o filé ao molho de cogumelos... Estava seco e duro! Nunca vi um filé ficar daquele jeito. E era filé mesmo! Congelado, de certo. Mas o que eu queria? Pedir carne num lugar muito longe para ter carne fresca todos os dias... Se bem que no site deles diz que tudo que eles só utilizam alimentos frescos... E como só abrem de sexta à domingo, imagino que não seja necessário utilizar alimentos congelados e, poxa, podia ter o bendito Ragú... Sei lá, fui infeliz! Mas meu marido pediu a carne seca com abóbora e estava bem bom... 


Filé ao Molho de Cogumelos e Arrumadinho de Abóbora com Carne Seca:
o último foi uma escolha mais acertada!


Assim como o suflê de goiabada e mascarpone, de sobremesa... Outras duas sugestões são o restaurante Yoshi e o Bistrô da Serra. Mas estes eu não provei... Foram indicações da pousada...


Suflê de Goiabada com Mascarpone: posso comer isso
para o resto da vida!
 


Ficamos na pousada A Rosa e o Rei (www.arosaeorei.com.br). Muito fofinha. Chegamos e já fomos recebidos com café feito na hora e bolinho de milho.


Cafezinho logo na chegada!
Cachoeira "A Rosa".


O dia estava lindo, e fomos logo conhecer a cachoeira que fica dentro da propriedade. Como a água estava muito gelada, preferimos pegar uns filmes, acender umas velinhas, encher o ofurô, abrir o vinho e botar lenha na lareira! 


Uma delícia também foi ficar assistindo o pôr do sol de camarote, ou melhor, em cima do deck estrategicamente colocado!


Lindo Final de Tarde!


A pousada é pensão completa. E é ovolactovegetariana. Confesso que fiquei com um pouco de medo de ter algum tipo de abstinência... E descobri um medo que eu não sabia que tinha, um pavor eu acho: o de não poder comer determinado tipo de alimento... Que sensação esquisita! Nenhuma dieta foi capaz de me fazer sentir assim... Mas já no jantar de sexta-feira vi que estava em boas mãos: saladinha verde, quibe de proteína de soja recheado com queijo e tomate, pastelzinho de berinjela e um delicioso caldo de mandioquinha! 

A pousada tem sua própria hortinha!


Depois do jantar voltamos pro deck para um competiçãozinha rápida de quem via mais estrelas cadentes!

Uma das vistas da pousada.


No sábado tivemos, após o café da manhã, uma aula de yoga e depois uma caminhada pela propriedade, com suas várias piscinas naturais. Pena que estava muito frio! À tarde fomos na sauna seca e depois do jantar haveria uma fogueira para "admiração do fogo". Seja lá o que isso quer dizer, não foi dessa vez: estava chovendo!! Paciência, tivemos que ir para o quarto repetir a tríade vinho - ofurô - lareira...

Vida duraaa....

No almoço de sábado tivemos feijoada vegetariana e no jantar uma torta deliciosa de brócolis, sopa de abóbora com gengibre e risoto de tomate seco com rúcula. 


No domingo fizemos uma aula de Tai Chi Chuan, mais uma visita à cachoeira e começar a arrumar tudo pra ir... snif... No almoço um feijão branco delicioso, abóbora grelhada, escarola refogada, purê de batata com shitake e tomate recheado com quinua. E um cheesecake delicioso de sobremesa!!

Vista do quarto!

Resumo da ópera:


- Quando for à um restaurante, pense antes de pedir. O que seria realmente fresco e especialidade da casa?
- Não precisa ficar com medo de uma restriçãozinha alimentar... Pelo menos não por 3 dias!


E finalmente:


- Um final de semana zen, com lareira e ofurô, ainda mais com seu amor, não faz mal pra ninguém!

6 comentários:

Hoza disse...

Que delícia de fim de semana, Mary!!!
Ainda fico com um pé a atrás em pensar em não comer carne, mas adorei a descrição dos passeios que vocês fizeram. Quem sabe se eu decidir ir não levo uma picanha escondida na mala! hahahahah

Mary Pavan disse...

Valeu Hoza!! Nem fale, me deu bastante medo! Mas tava tudo bem gostoso, então esqueci da carne momentaneamente. Dá pra levar a picanha sim! Ainda mais com lareira no quarto...rsrsrsrs... Beijo!!!

marcia disse...

Muito legal!!! Aposto que você se sentiu muito bem apos as refeicoes sem a carne.
A digestao se processa mais rapido.
Final de semana desintoxicante. Aprovei!
As fotos de lá estão lindas.

Mary Pavan disse...

Sabe o que eu mais gostei na verdade irmãzinha? Diferentes texturas, sensações e sabores! Macio, crocante, quente, frio, azedo, amargo, doce... Não que não dê pra sentir isso comendo carne... Mas nos vegetais essas diferenças são mais pronunciadas! Beijo!!

Mariana da Cana disse...

Mary!
Vim visitar seu blog e pedir umas receitinhas vegetarianas... No fim vi esse post sobre sua viagem e achei o máximo!
Lugar lindo, comidas gostosas, friozinho aconchegante... Adorei!
Seu blog tá um capricho! Parabéns!
Vou guardar o nome dessa pousada!

Beijos

Mary Pavan disse...

Valeu Mari!!! Tem a salada mediterrânea (em maio se eu não me engano!). Vou colocar mais receitas vegetarianas sim! Inclusive tem uma sopa de feijão branco com escarola que estou pra postar... Será a próxima! Abraço!!!