Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Pudim de Leite Perfeito: Sem Furinhos!



Gosto se discute? Sinceramente eu acho que sim... Eu gosto, por exemplo, da massa do macarrão mais molinha do que al dente... Estou errada? Sim!... Massa decente se come al dente. Mas essa discussão vai ficar pra outro post. Só quis introduzir esse post com esse tipo de discussão, que envolve, entre outras coisas, o coitado do pudim de leite! Com furinho ou sem furinho?

Bem neste caso eu prefiro o que eu também que é o "certo": sem furinho!!! Gente, veja bem, ao invés de uma massa macia e sedosa, cremosa, sem furinhos, vem o pudim todo metralhado! Claro que é porque alguma parte do cozimento não funcionou! Mas, claro, tem quem goste...

A reportagem do Estadão, querendo esmiuçar umas das sobremesas mais famosas do Brasil, é muito legal: eles testaram 50 receitas diferentes de pudim, estudaram a história do pudim para ver qual receita tinha mais a ver com o original e... voilà... receita perfeita, pudim delícia...

Às vezes eu afirmo que parece que nós fomos colonizados por italianos, e não portugueses... Mas outra característica que nos aproxima é a discussão acalorada sobre uma simples receita. Cada um gosta do seu pudim do seu jeito! Uns só usam gemas, outros não usam leite condensado, com furo, sem furo, calda rala, calda grossa...

Outra discussão dessa reportagem, que eu já tinha notado em alguns aspectos (especialmente a quantidade de açúcar), pontua como o brasileiro gosta das coisas. Veja só que interessante: "A Coca-Cola tem de ser mais doce, a manteiga tem de ser salgada (e mais amarela no nordeste), os doces todos têm de ser mais doces"... E o pudim tem que ter furinhos! Sim, a maioria dos brasileiros gosta dos furos!


Vamos lá, afinal...

O pudim perfeito leva leite condensado caseiro... Mas confesso que amarelei na hora. A reportagem só traz os ingredientes, não o modo de fazer (aliás, se alguém souber...).
Duas coisas aconteceram: fiquei o dia todo para fazer o pudim (você já vai saber porque) e a quantidade é muito grande para um liquidificador normal e uma assadeira normal... Lambança, claro...

Mas valeu cada gota de suor... Segue a receita perfeita!


Pudim:
3 latas de leite condensado
800ml de leite
6 ovos inteiros


Para a calda:
500g de açúcar (achou que a receita era light?)
500ml de água

Primeiro faça a calda. Ela tem que esfriar bem para poder jogar o pudim por cima, senão... Se a calda estiver mole ainda ela vai penetrar no pudim e... furinhos! A receita diz que em 20 minutos você tem sua calda... Pode esquecer, vai de 30 a 40! Despeja na assadeira e espera...

Ah, já põe o forno em médio-baixo (4o. botãozinho) com uma assadeira com água para ir esquentando...

Enquanto isso vai fazendo o pudim... Bate tudo no liquidificador, com cuidado, pois a chance de transbordar é grande... Não sei se dá pra tirar uns 100ml do leite para facilitar a vida, mas também não sei se fica igual... Na dúvida fiz exatamente como na receita... E limpei o liquidicador depois... Outro detalhe, não cabe tudo isso na assadeira também...

Despeja na assadeira. Primeiro, diz a receita, você deve coá-lo. Sim, aquelas bolhas que ficam por cima formam, adivinhem... Bem, não consegui coá-lo e eliminar a espuma... Então fui tirando de cima com uma colher...

Papel alumínio, forno e banho-maria, por.....................3 horas e 30 minutos!

Claro, a principal premissa é a de que: cozinhou rápido, em fogo alto, formou o furo...

Quer furinhos no pudim? Credo, faça tudo ao contrário...

Ai...Ai... eu bem que queria eliminar todos os furinhos em menos de 4 horas...

No furos!




4 comentários:

Andréa Potsch disse...

Eu sou fã dos furinhos, mas o seu está com uma aparência ótima!
bjs

Mary Pavan disse...

Obrigada pela visita e por deixar um comentário, Andréa! Dá pra seguir os passos, ao contrário, e aí ter os furinhos!! Beijo!

Gabs disse...

eu tbm tentei fazer esse pudim, mas mais ou menos neh, tbm achei q era demais tres latas de leite condesando e etc! Entao fiz a minha receita mais ou menos Tava mais interessada na parte de coar. Pensei em usar papel gordura. Nao deu certo. Usei a peneira entao, piorou! Dai desencanei....

Mary Pavan disse...

Oi Gabi!! Como estão as coisas por aí? Gabi, quanto a parte de coar, o que eu fiz foi ir tirando a espuma de cima com a colher mesmo...rsrsr... E não é que deu certo? Porque, verdade, não consegui peneirar! Abração pra vocês!