Pesquisar este blog

sábado, 17 de setembro de 2011

Panzanella



Tá começando a ficar quente novamente... E muita gente gosta de combinar esses tempos com salada! Eu particularmente não ligo muito pra isso... Até porque, devo confessar, não sou muito fã de salada...
Mas a panzanella é ótima pois é uma salada italiana, toscana mais precisamente, e que tem ótimos sabores!  E muito rápida e fácil de fazer... Quem aí não tem aquele resto de baguette endurecida?

Você pode substituir alguns itens da salada, como quiser. Por exemplo, muita gente não gosta das anchovas, esses pequeninos peixinhos ósseos da classe Actinopterygii (com raios nas barbatanas, ou seja, barbatanas suportadas por espinhas ósseas). São também da ordem Clupeiformes, a mesma do arenque e de outros muitos peixes importantes na alimentação. A maioria se alimenta de plâncton, que filtram com as suas guelras e, interessante, a maioria não possui linha lateral. São geralmente prateados e fusiformes. Dá uma olhada na carinha da anchova:

Imagem do Wikipedia
Agora, muita gente não gosta mesmo porque ela tem um forte sabor. E isso é devido ao modo como ela é preparada. Elas são curadas e isso significa que elas são preparadas com a adição de sal ou açúcar com o objetivo de preservar o alimento. Nem é preciso dizer que antigamente não havia refrigeração e este era um bom modo de levar os alimentos do litoral ao interior da região. Esse era o método usado também em tempos antigos para a fabricação do Garum, um molho de peixe que foi fabricado em larga escala na época do Império Romano. Era feito de intestino de peixes, entre outros ingredientes. Segundo Plínio, historiador romano, era o "verdadeiro licor da putrefação". E eles gostavam, veja bem. Era tão consumido que é considerado um dos sabores que definem o mundo antigo. O Garum só era menos valioso, talvez, do que os perfumes. O poderoso sabor vinha do fato de que as vísceras de peixe ficavam fermentando por meses! Sim, meses! Bom, como você pode ver, era bem trabalhoso fazer o garum e seu consumo não passou do século 16. Mas, claro, hoje em dia temos dois produtos similares ao garum:

O molho inglês e...

...a anchova!

Panzanella

Vamos à receita para 6 pessoas:

2 pimentões vermelhos
2 pimentões amarelos
600g de pão amanhecido de boa qualidade
1 kg de tomates maduros diversos (italiano, cereja,etc)
12 filés de anchova
1 punhado de alcaparras pequenas lavadas
1 cebola roxa descascada e cortada ao meio
1 coração de aipo (salsão)
1 punhado grande de folhas de manjericão fresco

Para o molho:

vinagre de vinho tinto de boa qualidade
azeite extra virgem
1 dente de alho descascado
sal marinho e pimenta do reino moída na hora

Os pimentões devem ser assados. Você pode fazer isso colocando-os diretamente na boca do fogão, para que a pele toste, depois coloque-os dentro de um saco plástico e deixe-os lá por 20min. Assim eles ficam cozidos e você retira a pele facilmente. Assim ele fica bem saboroso, mas é muito mais trabalhoso. Eu geralmente rego-os com azeite, embrulho em papel alumínio e levo ao forno. Se quiser depois dar o gostinho de tostado, abra o papel alumínio e deixe-os chamuscarem. Ou simplesmente compre-os prontos. Hoje em dia você encontra pimentões assados na prateleira do supermercado. 

Rasgue o pão em tamanhos do seu dedo polegar. Os tomates devem estar em temperatura ambiente. Lave-os e pique-os do tamanho do pão. Tempere-os levemente e uniformemente com sal e coloque-os para escorrer em um escorredor sobre uma tigela, você vai querer o suco que vai se soltar (uma boa quantidade você consegue em 20min mais ou menos). Nesta tigela que está recolhendo o suco, coloque as alcaparras e as anchovas. 

Fatie as cebolas e o coração de aipo o mais fino possível. Junte a cebola, o aipo e o pão em uma tigela. Rasgue o pimentão em lascas e junte à tigela. Mexa e pressione os tomates levemente em cima do escorredor. Adicione os tomates à tigela de pão. Adicione também as folhas de manjericão.

Retire as anchovas do suco de tomate, reserve-as. Adicione 2 colheres de sopa de vinagre, 10 colheres de azeite, o alho ralado, sal e pimenta do reino (lembre-se que você já salgou o tomate e que a anchova também é salgada), depois derrame sobre a tigela de pão. Dê uma boa mexida na salada, com as mãos mesmo. Acomode as anchovas por cima da salada. Deixe descansar alguns minutos antes de servir e ela aguenta bem por até 1h. 

Essa foto é minha!

Aí é só abrir um Sauvignon Blanc ou Riesling devidamente resfriado!

Se quiser incrementar o almoço é só assar um frango bem temperado!


Nenhum comentário: